No Grupo Cordão de Ouro utiliza-se as cores da bandeira do nosso Brasil como significado para as cores das graduações, pois entendemos que a capoeira é brasileira.
É estabelecido treino específico para cada graduação, veja abaixo:
Iniciante – Ao entrar na capoeira você aprende a gingar, a participar da roda como bater palma, responder o coro e a ter disciplina. Além de já poder entrar em contato com todos os instrumentos.
Infantil até 14 anos:
1. Verde Claro
2. Verde / Amarelo Claro
3. Amarelo Claro
4. Amarelo / Azul Claro
5. Azul Claro
Adulto:
1. Verde
2. Verde / Amarelo
3. Amarelo
4. Amarelo / Azul (Aluno Graduado)
5. Azul (Instrutor)
Um aluno graduado e um instrutor devem saber a seqüência completa da capoeira regional e o treinamento básico dos movimentos da seqüência do miudinho. Além de ter habilidade com os instrumentos (berimbau, atabaque e pandeiro). Deve estudar e pesquisar a capoeira para entender o significado de ser um verdadeiro capoeirista, além de se preparar para dar aulas.
6. Verde / Amarelo / Azul (Professor)
O professor desenvolve seqüências de balões de cintura-desprezada (movimentos em que um jogador é lançado para o alto e precisa cair em pé). E conhece todos os tipos de toques musicais para todos os jogos.
7. Verde / Amarelo / Azul / Branco (Contra-Mestre)
Aprende os fundamentos das cantigas maculelê, puxada de rede, dança do fogo e dança guerreira.
8. Branco / Verde (Mestre 1° Grau)
9. Branco / Amarelo (Mestre 2° Grau)
10. Branco / Azul (Mestre 3° Grau)
Mestres do 1º ao 3º grau desenvolvem trabalhos independentes e já tem alunos graduados. Precisam ser pacientes para ensinar humildemente. Pois só assim se aprende com pulso firme levar sempre a capoeira pelo caminho da paz e da lealdade.
11. Branco (Mestrícimo)
Simboliza a paz e a sabedoria.
Sem comentários:
Enviar um comentário